📍  Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

📆  28 de fevereiro de 2024

⏱  16h30

Caro estudante,

É com grande entusiasmo que os Grupos de Ação Local (GAL) com intervenção em concelhos integrantes do distrito de Viseu (ADD, ADDLAP, ADICES, ADRIMAG, BEIRA DOURO E DÓLMEN), juntos em prol do desenvolvimento rural, gostariam de te convidar a participar num debate de extrema importância para o futuro dos nossos territórios

Debate sobre Desenvolvimento Local, compromisso com pessoas e territórios.

Intervenientes: Representantes dos diferentes partidos políticos concorrentes às eleições pelo distrito de Viseu, Grupos de Acção Local, público em geral.

Sobre o Evento:

Nesta sessão, discutiremos o documento produzido no âmbito da Federação Minha Terra, representando cinquenta e seis Grupos de Ação Local (GAL) em mais de 94% do território nacional. Este documento, intitulado “Desenvolvimento Local, compromisso com pessoas e territórios”, apresenta uma série de recomendações aos poderes políticos para as políticas públicas na próxima legislatura.

Objetivo:

O nosso objetivo é alertar os partidos concorrentes às eleições no distrito de Viseu para os grandes desafios que enfrentamos no desenvolvimento rural e para a necessidade de políticas públicas pertinentes próximas das zonas rurais.

Temas em Discussão:

• Implementação de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Rural;
  • Integração de intervenções territoriais e multi-setoriais;
  • Capacitação dos recursos humanos nos territórios;
  • Garantia de serviços de extensão rural;
  • Articulação entre dimensões rural e urbana;
  • Estímulo a iniciativas econômicas locais;
  • Dinamização da oferta de Serviços de Interesse Geral para reforçar a Coesão

Territorial.

Reconhecemos profundamente a importância da opinião e perspetiva dos jovens estudantes universitários, cujas preocupações e visões são fundamentais para construir um futuro sustentável e próspero para as nossas comunidades.

Participa!