📍  Auditório Pequeno do Instituto Politécnico de Viseu

📆  26 de junho de 2023

⏱  10h00

No próximo dia 26 de junho, Irá realizar-se o seminário “Dos Ecossistemas Florestais à Construção”, organizado pela BLC3 e o Instituto Politécnico de Viseu, com a participação do Cluster Habitat.

Este seminário tem como objetivo, com base na apresentação de resultados e trabalhos efetuados no sector florestal e na construção, proporcionar uma mesa redonda participativa entre todos os convidados para que sejam identificadas ações, medidas e políticas que apoiem à resolução de problemas no sector florestal e da construção, contribuindo para tornar mais forte a ligação entre estes dois setores. Aumentar a cooperação e a relação simbiótica ente a floresta e a construção permitirá um aumento da valorização económica e da competitividade do sector florestal e a descarbonização do sector da construção.

O seu contributo e análise crítica na mesa redonda serão muito importantes para ajudar a aumentar a cooperação e a relação entre a floresta e a construção e construir-se um “White Paper” de orientação entre o setor Florestal e a Construção.

Para participar no seminário e na mesa redonda deverá enviar inscrição para:

email: maria.moura@blc3.pt e flavia.fernandes@blc3.pt

Localização: Auditório Pequeno do Instituto Politécnico de Viseu: https://goo.gl/maps/s6HFesC4MerJag9CA

10h00 – Receção dos convidados (BLC3 e IPV)

10h10 – Apresentação de resultados e trabalhos de investigação, políticas de desenvolvimento e dinamização empresarial no setor florestal

Projeto BioPinus (Valorização da Resina Natural do Pinheiro Bravo e Manso para Novas Aplicações)

Projeto WinBio (Desenvolvimento da Bioeconomia Circular e Sustentável nas Regiões Interiores: A floresta portuguesa)

Projeto CiiM (Circular Innovation InterMunicipality)

10h40 – Pinheiro Manso: Conhecimento e Saber para a Profissionalização (Eng. Augusto Vaz Serra)

10h50 – Inovação no Setor da Construção de Base Florestal (Cluster Habitat)

11h00 – Mesa Redonda com todos os convidados

12h00 – Conclusões dos trabalhos da Mesa Redonda