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Serviços de Documentação

Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca / Centro de Documentação da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) criada em 1998 iniciou o seu funcionamento à comunidade académica em instalações provisórias, no edifício da biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu até junho de 2002. A partir dessa data, passou a funcionar nas instalações da Quinta da Alagoa, assumindo um papel importante de suporte às atividades pedagógicas da instituição.

A Biblioteca da ESAV tem como função organizar, armazenar e preservar todo o fundo documental com o intuito de propiciar a transmissão de conhecimentos a toda a comunidade académica. O seu público-alvo é constituído pelos docentes, discentes, investigadores e funcionários de todas as escolas superiores que integram o Instituto Politécnico de Viseu, mas também a comunidade local que por vezes solicitam os nossos serviços. Estamos abertos a toda a comunidade de segunda a sexta-feira, no período da manhã das 9h00 às 12h30 e no período da tarde das 14h00 às 17h30. Ficamos a aguardar a sua visita!

A Biblioteca

A Biblioteca da ESAV está integrada na Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu (RBIPV), (netBIB), o seu fundo documental é especializado nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Veterinárias e Tecnologias Agroindustriais. É constituído por cerca de 4000 monografias, 1800 trabalhos académicos como trabalhos finais de curso, relatórios de licenciaturas, teses de mestrado e doutoramento, 250 títulos de publicações periódicas e cerca de centena e meia de documentos audiovisuais. Além disso possui várias cartas militares, florestais e de capacidade de uso do solo.

Este fundo bibliográfico é classificado, de acordo com a tabela de classificação AGRIS/CARIS da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que serve de base à classificação dos assuntos e à arrumação das espécies nas estantes. A indexação por assuntos está dependente de vários thesauri, dos quais assume especial relevância o AGROVOC, vocacionado para assuntos de índole agrária.

O Plano/Tabela de Classificação AGRIS/CARIS é utilizado juntamente com o AGROVOC para descrever de maneira completa e precisa o assunto de um documento, sendo o âmbito temático destas duas linguagens documentais coincidente e um decalque do âmbito e missão da própria FAO. Os documentos que se estão a analisar devem ser classificados de acordo com este plano de classificação, decomposto em 17 categorias de assunto principais, que se subdividem em 115 categorias de assunto específicas. Cada categoria de assunto é representada por um código alfanumérico, devendo ser atribuído no mínimo uma categoria de assunto a cada documento. No caso de ser atribuída mais do que uma categoria de assunto, deve ser colocada em primeiro lugar a categoria que melhor reflete o assunto principal do documento. As principais categorias de assunto, que devem ser consideradas nas suas relações com a agricultura no sentido lato do termo, são as seguintes:

    • Agricultura em geral
    • Geografia e história
    • Educação, extensão e informação
    • Administração e legislação
    • Economia, desenvolvimento e sociologia rural
    • Ciência e produção vegetal
    • Proteção das plantas
    • Tecnologia pós colheita
    • Ciência florestal
    • Ciência animal, produção e proteção dos animais
    • Pescas e aquicultura
    • Equipamentos, engenharia agrícola e estrutural
    • Ambiente e recursos naturais
    • Processamento dos produtos agroalimentares
    • Nutrição e saúde humana
    • Poluição
    • Metodologia
    • Campos interdisciplinares

O tratamento técnico documental compreende as atividades de registo, carimbagem, catalogação, classificação, indexação, cotação, etiquetagem e arrumação das espécies bibliográficas.

A catalogação é realizada no sistema de gestão bibliográfica mindPrisma, atualmente na versão 5.0.0. O sistema mindPrisma cumpre todas as normas técnicas, requisitos, recomendações e exigências da Biblioteca Nacional/Agência Bibliográfica Nacional, RGPD –Regulamento Geral de Proteção de Dados e IFLA – International Federation of Library Associations. O sistema possui certificação pelas normas NP 4457:2021 e NP EN ISO 9001:2015, o que constitui, para os serviços, uma garantia de fiabilidade, desenvolvimento, inovação e qualidade.

No que concerne aos seus recursos humanos, atualmente a Biblioteca é constituída por dois funcionários: um assistente técnico, e um técnico superior de biblioteca e documentação que gere e administra os serviços.

Disponibiliza aos seus utilizadores vários serviços, dos quais se destacam: o serviço de empréstimo domiciliário, o serviço de consulta/leitura de presença e o serviço de referência e pesquisa.

Missão e Objetivos

A Biblioteca/Centro de Documentação da ESAV é uma unidade funcional de apoio que está integrada na Escola Superior Agrária, unidade orgânica do Instituto Superior Politécnico de Viseu. A sua missão principal é fornecer aos estudantes, investigadores e/ou docentes a informação de cariz científico, pedagógico, técnico e cultural de suporte às suas atividades académicas e funcionais, ao seu desenvolvimento cultural e à sua integração na comunidade.

Aos Serviços de Documentação (conforme estipulado na secção III do artigo 57º dos Estatutos da Escola Superior Agrária) compete a recolha e difusão de documentação científica, técnica e pedagógica, relacionada com as atividades da ESAV e a cooperação com serviços e instituições afins. Dentro de este âmbito, os seus objetivos principais são os seguintes:

    1. Facilitar o intercâmbio da informação sob duas perspetivas: apoio à comunidade que serve através da satisfação das suas necessidades de investigação e promover a divulgação científico – experimental dos trabalhos dos docentes e discentes da ESAV.
    2. Assegurar a recolha, gestão e fornecimento de informação especializada que sirva de suporte às atividades pedagógicas da ESAV.
    3. Aquisição e tratamento técnico da documentação de carácter pedagógico, científico e cultural que sirva as atividades académicas em geral.
    4. Proporcionar o estabelecimento de protocolos de cooperação com serviços e instituições afins, procurando a conjugação de esforços com entidades públicas e privadas conducentes à resolução de problemas específicos relacionados com o setor documental na área das ciências agrárias.

  

A missão do serviço também passa por cumprir integralmente os compromissos assumidos com a comunidade académica, servindo-a de forma transparente, eficiente e eficaz. Existir para dignificar a imagem da instituição. Atuar sempre com o intuito de acrescentar valor aos serviços prestados, participando na construção das soluções mais adequadas.

Apostando sempre na melhoria contínua e aperfeiçoamento permanente, pretendeu-se adaptar os espaços da biblioteca a uma conceção de serviços completamente distinta, nos seguintes aspetos:

      • A conceção da Biblioteca como espaço de estudo face a um espaço de aprendizagem que proporciona ao utilizador os meios necessários para facilitar o novo conceito de ensino.
      • A especial preocupação na atenção direta e personalizada aos utilizadores quanto ao uso dos recursos.
      • Especial atenção a duas áreas completamente distintas: uma zona de estudo individual ou investigação, com menor ruído face a uma zona de trabalho de grupo, por natureza mais ruidosa.
      • A biblioteca tradicional onde impera o suporte de papel, face aos recursos de informação eletrónica com postos de equipamento informático, OPAC’s, rede sem fios, etc.

  

Entendemos que a total satisfação do nosso cliente é o princípio para o sucesso. Para tal, a política desta unidade de informação assenta no fornecimento/prestação de serviços, de acordo com as exigências e necessidades dos utilizadores, garantindo a confiança, flexibilidade, equidade no tratamento. Tendo presente estes requisitos, foi implantado a 30 de junho de 2011 o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Monografias

Trabalhos Académicos

Publicações Periódicas

Documentos Audiovisuais

Cartas Militares

Serviços

No âmbito dos serviços ao público a Biblioteca da ESAV disponibiliza recursos bibliográficos, informativos e digitais.

Serviços disponíveis:

      • Leitura de Presença e Livre Acesso às Estantes
      • Empréstimo Domiciliário

As regras de empréstimo domiciliário do fundo bibliográfico estão definidas no Regulamento da Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu.

Número de documentos e duração do empréstimo de acordo com a tipologia do utilizador:

*(cursos 2º ciclo, pós-graduações e pós-licenciaturas de especialização)

**(curso 1º ciclo e CTeSP)

Existem documentos sujeitos a uma duração de prazo de empréstimo reduzido devido à elevada taxa de procura. Nestes casos, as obras estão devidamente assinaladas com etiquetas amarelas na lombada. Poderá, eventualmente, ser permitido o empréstimo de determinadas obras de referência para consulta em sala de aula.

  • Empréstimo Intercampus;
  • Empréstimo Interbibliotecas;
  • Apoio aos Alunos na elaboração das Referências Bibliográficas e na formatação dos Trabalhos Finais de Curso;
  • Serviço de Referência e Pesquisa. A biblioteca disponibiliza o serviço de referência que consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e na exploração dos recursos e fontes de informação.
  • Formação de Utilizadores. Entende-se por formação de utilizadores a orientação na utilização dos catálogos e bases de dados da Biblioteca, bem como o aconselhamento sobre as diversas bases de dados especializadas disponíveis online ou através da Biblioteca. Da mesma forma, a Biblioteca contempla a formação para grupo de utilizadores tendo em vista o desenvolvimento de suas competências informacionais, através de solicitação ao coordenador da Biblioteca da ESAV (pelo e-mail: lcarneiro[a]esav.ipv.pt). Os dias e horários das sessões serão acordados no momento da solicitação após aprovação.

De acordo com o planeamento levado a cabo pelos Serviços de Documentação da Rede das Bibliotecas do IPV poderão também ser realizadas atividades de caráter científico e cultural ao longo de cada ano civil, numa perspetiva de promoção da leitura – sentido amplo -, e da literacia.

 

Para obter mais informações relativamente ao funcionamento da Biblioteca da ESAV consultar

Sugestões de nova bibliografia

As sugestões de aquisição de nova bibliografia podem ser efetuadas por qualquer utilizador através do preenchimento de impresso próprio (IMQ*05.04.01) ou via e-mail. Caso a sugestão seja efetuada via e-mail,para Luis Carneiro, deverão ser fornecidos os seguintes dados: autor, título, editora e edição, ISBN ou ISSN e o número de exemplares necessários

 

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Serviço de Referência e Pesquisa

Os pedidos de pesquisa bibliográfica podem ser efetuados por qualquer utilizador da Biblioteca / Centro de Documentação através do preenchimento de impresso próprio (IMQ*05.04.02) ou via e-mail, para Luís Carneiro. Caso o pedido seja efetuado por e-mail o requerente deve fornecer dados como o(s) assunto(s) e a(s) língua(s) em que pretende a bibliografia. Os dados obtidos na elaboração da pesquisa bibliográfica serão enviados posteriormente pelos nossos serviços, por e-mail, por correio ou entregues diretamente a quem os solicitou.

Entendemos que a total satisfação do nosso cliente é o princípio para o sucesso. Para tal, a política desta unidade de informação assenta no fornecimento/prestação de serviços, de acordo com as exigências e necessidades dos utilizadores, garantindo a confiança, flexibilidade, equidade no tratamento.

Recursos digitais online

Recursos gráficos

Trabalho Final de Curso (TFC)

Folha de rosto e Estrutura

Capa CD

Logotipos ESAV

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