ESAV Ir para a Homepage
Ir para o site do IPV
Ir para o site da EUNICE

BEM VINDOS

Mensagem do Presidente

Na qualidade de Presidente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) dou-vos as boas-vindas à Instituição que escolheram para realizarem os vossos estudos superiores.

A ESAV é a Escola do Instituto Politécnico de Viseu direcionada para o Ensino e Investigação científica na área das Ciências Agrárias, Alimentar, Animal, Veterinária, Biotecnologia e Proteção Civil.

Localizada num campus de excelência às portas da cidade de Viseu, de cerca de 40 hectares, com uma biodiversidade de flora e fauna exuberantes. A ESAV oferece um ambiente seguro, inclusivo e estimulante, capacitado de condições únicas para potenciar o sucesso de cada um.

A ESAV é constituída por espaços de investigação, experimentação e inovação, com vinhas, fruteiras, estufa de hortícolas, exploração pecuária, laboratórios, Kitchen lab, uma clínica veterinária, e outros espaços com equipamentos modernos, que permitem a melhor formação vocacionada para a plena inserção no mercado de trabalho. A ligação a uma vasta rede de cooperação, regional, nacional e internacional, permite enquadrar e fazer a transição dos estudantes para o contexto real de trabalho.

O Presidente

Hélder Viana

ACESSO À MATRÍCULA 2024/25

Os estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) devem efetuar a sua matrícula, preferencialmente, online no seguinte período:

1ª fase do CNA: 26 a 30 de agosto

Caso não realize a matrícula no prazo estabelecido a sua vaga será considerada sobrante.

Os detalhes de acesso individual ao Portal onde irás efetuar a matrícula/inscrição será enviado por SMS, (Para o número que consta no processo de candidatura ao Ensino Superior), no dia 26 de agosto.

Caso não recebas os dados para acesso à plataforma até às 12h00 do dia 28 de agosto, deverás entrar em contacto os nossos serviços através do telefone: 232 446 600.

As matrículas dos alunos colocados na ESAV do Concurso Nacional de Acesso (CNA) são feitas preferencialmente online acedendo ao PORTAL DE ALUNO.

Deverás clicar no canto superior direito em “Entrar” e usar o Utilizador e Palavra-Chave constituídos pela informação enviada por SMS para o número de telemóvel fornecido na candidatura ao CNA.

Formato Exemplo
Utilizador pv[num_aluno_enviado_no SMS] pv12345
Palavra-Chave Pv#[num_cartao_identificação] Pv#12345678

Nota: O sistema está otimizado para efetuar a matrícula no computador, podendo ainda assim efetuar através de telemóvel ou tablet. Se surgir a mensagem “o seu browser não é suportado” clica no link “carregue aqui” para prosseguir.

PROCESSO DE MATRÍCULA

  1. Aceder ao PORTAL DE ALUNO com o Utilizador e Palavra-Chave conforme descrito em cima.
  2. No primeiro acesso, irão surgir um conjunto de consentimentos no âmbito do RGPD. Para prosseguir clicar em “Autorizar” em cada um dos consentimentos.
  3. Clicar na opção “Matricula/inscrição” dentro do menu de topo “Atividades Letivas”.
  4. Clicar em “Continuar Matricula/Inscrição”, aceitar os Termos e Condições e continuar.
  5. Tem 3 pré-requisitos antes de efetuar a inscrição nas Unidades Curriculares:

– Clicar em aceitar a Informação sobre Emissão do Cartão de Aluno;
– Efetuar o pagamento da 1ª prestação da propina, taxa de matrícula e seguro escolar:

Taxa de matrícula/inscrição:  20 EUR
Seguro escolar:      4,36 EUR
Propina (1ª prestação):   69,70 EUR

– Clicar no link com o carrinho de compras que surge na página;
– Consultar a informação na secção

Na página inicial do portal, aceder ao link “Pagamentos” na secção ou menu “Situação Financeira”.

– Atualizar o Número de identificação fiscal (NIF) e os dados a morada. Clicar em “Seguinte”.

– Escolher os itens a pagar: “1ª Prestação 2024/2025 – 1ª Prestação (Agosto) – 2024-25″ (se vai pedir bolsa consultar a informação em”Bolsas de Estudo IPV/SAS“), “Taxa de Inscrição em Licenciatura” e “Seguro Escola”. Clicar em “Item(a) a pagar”.

– Escolher o modo de pagamento: “Referência Multibanco”, “MBWay”, “Paypal” ou “Cartão de Crédito”. Ao efetuar o pagamento, passados alguns segundos/minutos, poderá prosseguir com a matrícula para o passo 6, após efetuar os restantes requisitos do passo 5 em cima.

– Após efetuar o pagamento deve voltar ao passo 5, da secção “Processo de matrícula”. Clicar no link Matrícula/Inscrição na página inicial do portal.

– Preencher o Boletim de Matrícula – Dados Pessoais. Aqui deve preencher todos os dados obrigatórios (apenas os dados obrigatórios que têm o asterisco) nos separadores “Dados do aluno”, “Percurso Académico” e “Dados dos pais”.

No final da página clicar no botão “Gravar dados pessoais” para prosseguir. Se faltarem dados por preencher, o sistema avisa o que falta.

Nota: Não selecionar a profissão (o campo não é obrigatório).Grupo profissional do Estudante: Deve selecionar o grupo que mais se adequada à situação do estudante. Grupo profissional do Pai/Mãe:
Deverá selecionar o grupo que mais se adequada à situação do Pai/Mãe.

  1. Após o pagamento estar processado e todos os 3 pré-requisitos do ponto anterior estiverem preenchidos, irá surgir uma página para submeter os documentos de matrícula/inscrição:

– Cópia do documento de identificação – facultar com declaração autorizadora

Deve submeter a cópia do cartão de cidadão conforme o modelo disponível (descarregar Modelo). Poderá ser em PDF, Word ou Imagem desde que tenha a autorização e a frente e verso do documento de identificação.

 

  1. De seguida irá surgir uma página para selecionar as Unidades Curricular (UC) do 1º ano.
    Todas as UC do 1º ano (1º semestre e depois as do 2º semestre) estão selecionadas por defeito, pelo que basta prosseguir. No final terá acesso ao boletim de matrícula.
  2. A matrícula/inscrição está concluída. Se tiver alguma dúvida podes entrar em contacto com os nossos serviços académicos através do telefone 232 446 600 ou pelo endereço de correio electrónico: servicosacademicos[a]esav.ipv.pt

ATENDIMENTO PRESENCIAL – AGENDAMENTO

Caso opte por efectuar o processo de matrícula presencial, disponibilizamos um serviço de agendamento online para quem queira ser atendido presencialmente nos Serviços Académicos da ESAV.
Para agendar o seu atendimento basta clicar no dia pretendido, escolher a hora pretendida, clicar em confirmar, por fim introduzir o seu nome e email.

Nota: Os dados solicitados no processo de agendamento apenas se destinam ao processo em causa.

Pin It on Pinterest